OK, você curte bateria, e depois de muito sacrifício, consegue uma grana pra comprar um kit. Aí chega em uma loja e não sente firmeza no vendedor. Vai em outra e acha que o vendedor está te empurrando algo que não é o que voce quer. Aí, resolve dar uma olhada nos sites de compra on-line e não acha as informações que precisa. Entra nos fóruns e comunidades e vem uma enxurrada de informação que você não tem paciência pra ler ou procurar. E agora ?
Esse post vai tentar fornecer algumas orientações pra você que está procurando seu primeiro kit de bateria. Existem algumas informações importantes que é preciso saber antes de escolher seu kit:
1. Marcas famosas não significam garantia de alta qualidade. Várias marcas estrangeiras fabricam linhas "Entry-level", ou seja, para iniciantes, e que, embora não sejam instrumentos ruins, podem custar o equivalente a produtos nacionais muito melhores em comparação.
2. Definitivamente, não vale a pena adquirir um instrumento barato e de qualidade muito ruim. A bateria é um instrumento que é submetido a um stress mecânico muito intenso, ou seja, deve ser projetada e construída pra levar baquetadas. Instrumentos de má qualidade quebram e ficam inutilizados muito rápido, e adeus investimento. Se o dinheiro que você tem não dá para comprar um instrumento razoável, o melhor é ir economizando, fazer algumas aulas, e adquirir um bom par de baquetas e um pad de estudo pra ir se desenvolvendo um pouco, até ter o dinheiro suficiente pra comprar um kit razoável.
3. Bateria, infelizmente, é um instrumento mais caro que os outros dentro de uma mesma categoria, com exceção do piano. Uma bateria para iniciantes custa mais caro que uma guitarra ou um baixo do mesmo nível. Conforme-se com isso ou escolha outro instrumento.
Com os conceitos acima em mente, faça a seguinte pergunta: que estilo eu pretendo tocar ?
A resposta vai levar à configuração mais adequada para você.
Existem configurações diferentes para estilos diferentes. Um kit completo "mínimo" deve ter uma caixa, um bumbo, um tontom, um surdo, um par de hi-hats, e um prato crash/ride ou, preferencialmente, um ride e um crash. Com essa configuração já dá pra estudar muito bem e tocar ao vivo estilos como jazz tradicional, blues, MPB, pop, funk, hip-hop, rock´n´roll, hard rock, hardcore e emo. Configurações com mais peças (tontons, surdos, segundo bumbo/pedal duplo, crashes adicionais e pratos de efeito) são mais recomendáveis para estilos derivados do metal (heavy, melodico, death, etc.), progressivo, axé, ritmos latinos e fusion. Kits para Rock em geral possuem tambores maiores e com maior profundidade. Uma configuração muito comum e adequada para este estilo é composta de caixa 14"x6,5", tontons de 12"x9" e 13"x10", surdo de chão de 16"x16" e bumbo de 22"x16" ou 18". Os kits mais modernos tendem a possuir tambores de dimensões um pouco menores, o que oferece maior versatilidade para estilos diferentes do rock. A escolha da configuração é muito pessoal e pode inclusive ir se alterando à medida em que você se desenvolve.
Como deu pra perceber, não é obrigatório você começar logo com um kit com 3 tontons e dois surdos, se você não tiver dinheiro pra isso. Minha opinião pessoal é que é melhor ter um kit pequeno com melhor qualidade. Palavra de quem já teve um kit enorme de má qualidade.
Uma alternativa muito interessante para o primeiro kit é o mercado de segunda mão: os usados. Instrumentos musicais desvalorizam bastante, e é possivel encontrar modelos de boa qualidade a um preço muito interessante. A dúvida que fica neste tipo de escolha é: estou fazendo uma boa compra ? Afinal, o produto não vai ter garantia.
Fora as precauções básicas em toda compra de usados (idoneidade do vendedor, possibilidade de instrumentos roubados, formas de pagamento, etc.), existem alguns cuidados que devem ser tomados ao se comprar uma bateria usada:
1. Jamais compre um instrumento usado sem inspecioná-lo pessoalmente.
2. Ao verificar o instrumento procure por:
a. Lascas na pintura ou marcas no revestimento. Pancadas fortes no casco podem provocar descolamento das folhas. Sinais de arranhamento não comprometem a estrutura dos cascos, mas já justifica pedir um desconto.
b. Pontos de oxidação nas ferragens. Cromagens defeituosas ou falta de cuidado podem levar a oxidação por debaixo da camada de cromo. Em pouco tempo, as ferragens começam a descascar. Obviamente isso não vale para ferragens em compósito, como as da RMV.
c. Condições das canoas e suas buchas. Algumas canoas de má qualidade podem se romper no parafuso de fixação do casco. Afinações inadequadas podem estourar as buchas (rosca de fixação dos parafusos de afinação das canoas).
d. Descolamento das folhas dos cascos. Olhe a borda dos cascos com atenção. Peles que não sejam transparentes devem ser removidas. Se houver descolamento, as folhas de madeira ficam levemente separadas. Se remover as peles, proveite pra apalpar o casco por dentro e verificar se não tem nenhuma folha meio mole, que também é indício de soltura.
e. Rachaduras nos pratos e condições do furos centrais. Não compre pratos rachados. Furos centrais comidos indicam falta de cuidado com o instrumento em geral. Algum grau de oxidação dos pratos existe praticamente em qualquer kit usado e não compromete a qualidade.
f. Problemas nos tom-holders. Tom holders do tipo "Rock-Lock" (baseado em esfera) são testados pressionando-se com um pouco de força o tomtom para baixo, que não deve ceder. Obviamente, não tente subir em cima do tontom. Tom holders do tipo "cotovelo" , como nas Pearl e Michael devem ser soltos e reapertados. Se estiverem em boas condições, não será necessário fazer muito esforço para fazer isso e manter os tontons estáveis.
g. É raro ocorrer, mas verifique se não há micro-rachaduras nos sistemas de suspensão dos tons, se existentes. Bons sistemas podem permitir um pouco de oscilação dos tontons ao se bater neles, ou seja, se o tontom oscilar um pouco durante o toque, isso não é necessariamente um problema.
3. Pergunte casualmente ao vendedor se o kit era usado pra fazer shows. Kits mais "rodados" podem apresentar problemas de fixação dos tom holders e das estantes de pratos devido a sucessivas montagens e desmontagens.
4. Se o kit estiver desmontado, monte-o. Se estiver montado, desmonte-o e monte-o novamente. Por uma questão de consideração com o vendedor, informe com antecedência que pretende fazer isso.
5. Se houver pedal duplo, verifique se há folga no cardã (a barra que conecta o pedal remoto ao principal): segure o rotor do pedal remoto e tente mover o batedor. Não deve haver nenhum "jogo". Faça o teste de leveza em pedais simples ou no pedal principal de um duplo.
6. Existem testes para saber se os aros estão empenados e se os cascos possuem um corte adequado, mas isso exige que o tambor seja totalmente desmontado e exige uma superficie plana padrão. Não é viável verificar isso durante a compra, mas se tiver adquirido o kit, é recomendável fazer estes testes. Se houver problemas, tanto o aro quanto o casco podem ser retificados em um luthier.
7. Tenha em mente que sempre vai ser necessário ajeitar uma ou outra coisa no kit usado. Geralmente é necessário trocar as peles, fazer uma boa lubrificação das partes móveis e talvez um polimento nas ferragens e pratos.
8. Para o mercado de usados, é recomendável procurar por marcas conceituadas, estrangeiras ou não, porque possuem um melhor controle de qualidade, o que assegura maior longevidade para seus produtos.
Eventualmente um kit bem "feinho" pode estar em excelentes condições, e ter muito pouco a ser restaurado, podendo ser um excelente negócio. Depois, é só se divertir com seu brinquedinho novo. Ou quase novo.
Esse post vai tentar fornecer algumas orientações pra você que está procurando seu primeiro kit de bateria. Existem algumas informações importantes que é preciso saber antes de escolher seu kit:
1. Marcas famosas não significam garantia de alta qualidade. Várias marcas estrangeiras fabricam linhas "Entry-level", ou seja, para iniciantes, e que, embora não sejam instrumentos ruins, podem custar o equivalente a produtos nacionais muito melhores em comparação.
2. Definitivamente, não vale a pena adquirir um instrumento barato e de qualidade muito ruim. A bateria é um instrumento que é submetido a um stress mecânico muito intenso, ou seja, deve ser projetada e construída pra levar baquetadas. Instrumentos de má qualidade quebram e ficam inutilizados muito rápido, e adeus investimento. Se o dinheiro que você tem não dá para comprar um instrumento razoável, o melhor é ir economizando, fazer algumas aulas, e adquirir um bom par de baquetas e um pad de estudo pra ir se desenvolvendo um pouco, até ter o dinheiro suficiente pra comprar um kit razoável.
3. Bateria, infelizmente, é um instrumento mais caro que os outros dentro de uma mesma categoria, com exceção do piano. Uma bateria para iniciantes custa mais caro que uma guitarra ou um baixo do mesmo nível. Conforme-se com isso ou escolha outro instrumento.
Com os conceitos acima em mente, faça a seguinte pergunta: que estilo eu pretendo tocar ?
A resposta vai levar à configuração mais adequada para você.
Existem configurações diferentes para estilos diferentes. Um kit completo "mínimo" deve ter uma caixa, um bumbo, um tontom, um surdo, um par de hi-hats, e um prato crash/ride ou, preferencialmente, um ride e um crash. Com essa configuração já dá pra estudar muito bem e tocar ao vivo estilos como jazz tradicional, blues, MPB, pop, funk, hip-hop, rock´n´roll, hard rock, hardcore e emo. Configurações com mais peças (tontons, surdos, segundo bumbo/pedal duplo, crashes adicionais e pratos de efeito) são mais recomendáveis para estilos derivados do metal (heavy, melodico, death, etc.), progressivo, axé, ritmos latinos e fusion. Kits para Rock em geral possuem tambores maiores e com maior profundidade. Uma configuração muito comum e adequada para este estilo é composta de caixa 14"x6,5", tontons de 12"x9" e 13"x10", surdo de chão de 16"x16" e bumbo de 22"x16" ou 18". Os kits mais modernos tendem a possuir tambores de dimensões um pouco menores, o que oferece maior versatilidade para estilos diferentes do rock. A escolha da configuração é muito pessoal e pode inclusive ir se alterando à medida em que você se desenvolve.
Como deu pra perceber, não é obrigatório você começar logo com um kit com 3 tontons e dois surdos, se você não tiver dinheiro pra isso. Minha opinião pessoal é que é melhor ter um kit pequeno com melhor qualidade. Palavra de quem já teve um kit enorme de má qualidade.
Uma alternativa muito interessante para o primeiro kit é o mercado de segunda mão: os usados. Instrumentos musicais desvalorizam bastante, e é possivel encontrar modelos de boa qualidade a um preço muito interessante. A dúvida que fica neste tipo de escolha é: estou fazendo uma boa compra ? Afinal, o produto não vai ter garantia.
Fora as precauções básicas em toda compra de usados (idoneidade do vendedor, possibilidade de instrumentos roubados, formas de pagamento, etc.), existem alguns cuidados que devem ser tomados ao se comprar uma bateria usada:
1. Jamais compre um instrumento usado sem inspecioná-lo pessoalmente.
2. Ao verificar o instrumento procure por:
a. Lascas na pintura ou marcas no revestimento. Pancadas fortes no casco podem provocar descolamento das folhas. Sinais de arranhamento não comprometem a estrutura dos cascos, mas já justifica pedir um desconto.
b. Pontos de oxidação nas ferragens. Cromagens defeituosas ou falta de cuidado podem levar a oxidação por debaixo da camada de cromo. Em pouco tempo, as ferragens começam a descascar. Obviamente isso não vale para ferragens em compósito, como as da RMV.
c. Condições das canoas e suas buchas. Algumas canoas de má qualidade podem se romper no parafuso de fixação do casco. Afinações inadequadas podem estourar as buchas (rosca de fixação dos parafusos de afinação das canoas).
d. Descolamento das folhas dos cascos. Olhe a borda dos cascos com atenção. Peles que não sejam transparentes devem ser removidas. Se houver descolamento, as folhas de madeira ficam levemente separadas. Se remover as peles, proveite pra apalpar o casco por dentro e verificar se não tem nenhuma folha meio mole, que também é indício de soltura.
e. Rachaduras nos pratos e condições do furos centrais. Não compre pratos rachados. Furos centrais comidos indicam falta de cuidado com o instrumento em geral. Algum grau de oxidação dos pratos existe praticamente em qualquer kit usado e não compromete a qualidade.
f. Problemas nos tom-holders. Tom holders do tipo "Rock-Lock" (baseado em esfera) são testados pressionando-se com um pouco de força o tomtom para baixo, que não deve ceder. Obviamente, não tente subir em cima do tontom. Tom holders do tipo "cotovelo" , como nas Pearl e Michael devem ser soltos e reapertados. Se estiverem em boas condições, não será necessário fazer muito esforço para fazer isso e manter os tontons estáveis.
g. É raro ocorrer, mas verifique se não há micro-rachaduras nos sistemas de suspensão dos tons, se existentes. Bons sistemas podem permitir um pouco de oscilação dos tontons ao se bater neles, ou seja, se o tontom oscilar um pouco durante o toque, isso não é necessariamente um problema.
3. Pergunte casualmente ao vendedor se o kit era usado pra fazer shows. Kits mais "rodados" podem apresentar problemas de fixação dos tom holders e das estantes de pratos devido a sucessivas montagens e desmontagens.
4. Se o kit estiver desmontado, monte-o. Se estiver montado, desmonte-o e monte-o novamente. Por uma questão de consideração com o vendedor, informe com antecedência que pretende fazer isso.
5. Se houver pedal duplo, verifique se há folga no cardã (a barra que conecta o pedal remoto ao principal): segure o rotor do pedal remoto e tente mover o batedor. Não deve haver nenhum "jogo". Faça o teste de leveza em pedais simples ou no pedal principal de um duplo.
6. Existem testes para saber se os aros estão empenados e se os cascos possuem um corte adequado, mas isso exige que o tambor seja totalmente desmontado e exige uma superficie plana padrão. Não é viável verificar isso durante a compra, mas se tiver adquirido o kit, é recomendável fazer estes testes. Se houver problemas, tanto o aro quanto o casco podem ser retificados em um luthier.
7. Tenha em mente que sempre vai ser necessário ajeitar uma ou outra coisa no kit usado. Geralmente é necessário trocar as peles, fazer uma boa lubrificação das partes móveis e talvez um polimento nas ferragens e pratos.
8. Para o mercado de usados, é recomendável procurar por marcas conceituadas, estrangeiras ou não, porque possuem um melhor controle de qualidade, o que assegura maior longevidade para seus produtos.
Eventualmente um kit bem "feinho" pode estar em excelentes condições, e ter muito pouco a ser restaurado, podendo ser um excelente negócio. Depois, é só se divertir com seu brinquedinho novo. Ou quase novo.
Parabéns, ótimas dicas!
ResponderExcluirOlá Amok...vi seu perfil no Cifra e tomei a liberdade de postar aqui para tirar uma dúvida.
ResponderExcluirPrimeira bateria. Minha filha quer uma. Encontrei aqui na minha cidade uma Yamaha 5000 usada em excelente estado por 1500,00. Fui tbém em uma loja aonde o vendedor me ofereceu uma Adah Live JDS-0300 completa com set pratos kresthx por 3105,00. Pelo seu blog e postagens no cifra vi que vc é sincero e sempre ajuda em dúvidas. Gostaria de sua opinião sobre essas duas baterias. O vendedor da Playtec disse que essa bateria Yamaha não é boa e que o cara quer se desfazer de uma velharia. Não entendo de baterias somente de teclados e pianos. Conto com sua ajuda se possivel. Peço desculpa se postei em lugar errado. Meu email é dezucos2ace@gmail.com
Att
Vera
Olá.
ResponderExcluirObrigado por postar seu comentario.
A serie 5000 da Yamaha é bastante antiga. Os kits devem ter entre 20 a 30 anos de fabricação. Embora a Yamaha seja uma marca internacional conceituadíssima, sou da opinião que kits muito antigos são mais adequados para colecionadores do que para estudantes. A bateria da Adah é nacional, mas seu projeto é bastante moderno e possui um tontom a mais. Ambos os kits são considerados "entry-level", ou seja, para iniciantes. O problema com a Adah é uma certa deficiencia em seu controle de qualidade, e (opinião pessoal) um pouco de falta de cuidado com o acabamento. De todo modo, acho que a Adah seria a melhor escolha no caso. Tente garimpar um desconto se for comprar tambem os pratos. Os Krest HX sao bem legais pra comecar.
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