Em minha defesa, tenho a dizer o seguinte: em raras ocasiões, é aceitável tocar com o pulso "duro". Existe uma técnica de condução conhecida como "Dead Sticking" (que pode ser traduzida para algo como "Manulação morta") que consiste em controlar os harmônicos do prato com a ponta da baqueta. Steve Gadd domina muito bem esta técnica e é muito interessante notar como ele consegue extrair timbres bastante diferentes de um mesmo ride, usando esse tipo de controle. Obviamente, meu caso não tem nada a ver com Dead Sticking. É erro mesmo. Por algum motivo, às vezes fico tenso e nervoso ao tocar, meu punho fica duro e dá no que deu. No entanto, graças ao video a às observações de meus amigos que o assistiram, passei a prestar mais atenção no movimento do punho direito. Acho que falta mesmo é relaxar enquanto toco. Fica a lição: é bom filmar-se ao tocar, ou tocar em frente a um espelho, para corrigir erros como esse, que passam despercebidos pelo proprio baterista.
Pra finalizar meu pedido de desculpas, fica aqui um pequeno vídeo que ensina um padrão de condução mais complexo e que exige mais técnica para tocar. Esse padrão e suas variações foram bastante usados por Neil Peart em faixas dos anos 80 e 90. A dica é a mesma de sempre: estude o padrão em andamento lento, com metrônomo, até sentir-se confortável. Depois passe para andamentos mais rápidos. Uma vez dominado o padrão, é só encaixar a caixa e o bumbo.
Divirta-se:
cada um toca do jeito que achar melhor...
ResponderExcluirQueria saber pelo menos essa levado que vc fez no prato tava otimo... da pra postar exercicio...ai
ResponderExcluirjotadmg@gmail.com