Esse é um blog com informações que podem ser úteis para o baterista que está começando a conhecer seu instrumento. Como baterista amador (e bota amador nisso...), sou um péssimo blogueiro. Minhas tentativas de manter um blog pessoal não deram em nada, mas sempre achei que deveria compartilhar alguma coisa. Desde 2005 eu frequento o Fórum Cifra Club , que me estimulou muito a pesquisar mais sobre assuntos relacionados ao meu hobby favorito: tocar bateria, especialmente em relação a equipamentos. Desde então venho postando tópicos aqui e ali e que acredito que possam ser úteis aos bateristas iniciantes. Esse blog é um tentativa de centralizar as informações que criei e obtive ao longo deste período. Fica aqui a esperança que este blog possa ser de utilidade pra alguém. Comentários (sem anonimato, plz !) e sugestões são bem-vindos.



18 agosto 2009

Microfonação MUITO barata

Gosto bastante de ver bateristas amadores tocando no Youtube. Ver pessoas que gostam de tocar bateria e o fazem por hobby me dá uma boa noção de "posicionamento no ranking". Ou seja, é reconfortante saber que tem tanta gente tocando tão mau quanto eu.
Por outro lado, vez por outra me deparo com performances bem acima da média, mas que não dá pra apreciar direito porque a qualidade do áudio é tão ruim que dá vontade de parar o vídeo no meio, o que é uma pena.
Por exemplo, vejam esse:


Há uns dois anos criei um tópico no Fórum Cifra Club convidando os bateristas de lá a postarem um pouco de suas brincadeiras com o instrumento. Era uma época em que o U2B esta engatinhando e hospedagem de áudio não era algo prático. De todo modo, as desculpas que mais ouvi era que as pessoas não possuíam equipamento para gravação. Tinham PC, mas não tinham microfones de qualidade. O resultado foi que o tópico foi abandonado, sumiu nas profundezas do fórum e fiquei muito encanado com isso: seria mesmo necessário um estúdio de gravação com seus equipamentos para se gravar com um mínimo de qualidade ?
Recentemente resolvi aprender a microfonar meu kit do melhor modo possível (com um kit de microfones, mesa de som, processadores off-board, etc.), e ainda tou apanhando bastante, mas no meio de minhas pesquisas, me deparei com alguns vídeos explicando como se gravar um som razoável de bateria com um mínimo de microfonação. O primeiro vídeo usava um caríssimo microfone AKG C2000B. O segundo usava um microfone chinês barato projetado para bateria comprado no Ebay, mas nenhuma dessas soluções achei realmente prática.




Quando comecei a tocar, uma das maiores dificuldades era arranjar um microfone pro vocalista. Os microfones da época eram ou muito caros pros nossos bolsos escolares, ou geravam muita microfonia. E aí um champz descobriu que os fones de ouvido também serviam como microfone. Por possuírem diafragmas largos e circuitos sem interesse no ganho de sinal, os fones de ouvido quase não davam microfonia, embora resultassem em uma qualidade muito ruim de áudio. Mas melhor isso que tentar encobrir bateria e guitarra a seco.
Aí, juntando esses cacos de informação me veio a idéia: será que dá pra usar fones de ouvido pra obter um áudio razoável ? Essa seria uma solução de custo muito baixo, e a tecnologia disponível hoje em dia permitiria ao menos tentar melhorar as limitações desse tipo de técnica. Aí fiz a experiência: o "microfone" usado foi um velho fone de ouvido Phillips que possuía um cabo de 5 m, o que permitiu posicioná-lo e plugá-lo no notebook ao meu lado. Como a entrada de mic do notebook é estéreo, os fones foram posicionados em uma espécie de configuração "XY" para obter um mínimo de imagem. Usei uma antiga versão demo do Sonar pra gravar e processar o áudio. Confiram o resultado:


Espero que seja útil.

4 comentários:

  1. Grande Auro Amok...
    Achei bem interessante esse esquema pra microfonar com fones de ouvido.

    Uma pena eu estar "aposentado" por tempo indeterminado pra não testar esse tipo de coisa. To há 3 anos já sem encostar numa bateria...

    De qualquer forma, meus parabéns por tornar seu blog institucional, que pode salvar a vida de muita gente aí!

    Abração

    David Matheus (MetalDrummer)
    www.twitter.com/david_matheus (eu já te sigo há um tempinho lá)

    ResponderExcluir
  2. rapaz... ein amok... fik muito show esse trem do fone... muito legal... gostei eu fiz la...

    ResponderExcluir
  3. Cara, sinceramente achei horrível o som do fone.. o microfone akg ficou bom, o microfone chinês é razoavel, uma solução barata e provisória para microfonar a bateria é o condensador behringer c1-u, consegue-se uma captação parecida com o akg, mais o ideal mesmo é microfonar com pelo menos 2 mics condensadores de over, um sm57 na caixa e um de alta pressão sonora no bumbo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o som dos fones é horrivel, como você qualifica o som do primeiro video? Acho que você não entendeu a proposta deste post. Quem quiser qualidade de som , que pague um estudio profissional, oras. Um par de fones de ouvido custa 35 reais. Quanto custa o C1-u (que é bem ruim por sinal)? E o orçamento pra um kit com um AKG D 112, SM 57 pra caixa, Sennheisers pros tons e overs Beyerdinamics? Isso sem contar a interface de oito canais necessaria pra fazer uma mix na pós produção

      Excluir