Esse é um blog com informações que podem ser úteis para o baterista que está começando a conhecer seu instrumento. Como baterista amador (e bota amador nisso...), sou um péssimo blogueiro. Minhas tentativas de manter um blog pessoal não deram em nada, mas sempre achei que deveria compartilhar alguma coisa. Desde 2005 eu frequento o Fórum Cifra Club , que me estimulou muito a pesquisar mais sobre assuntos relacionados ao meu hobby favorito: tocar bateria, especialmente em relação a equipamentos. Desde então venho postando tópicos aqui e ali e que acredito que possam ser úteis aos bateristas iniciantes. Esse blog é um tentativa de centralizar as informações que criei e obtive ao longo deste período. Fica aqui a esperança que este blog possa ser de utilidade pra alguém. Comentários (sem anonimato, plz !) e sugestões são bem-vindos.



04 setembro 2009

Desculpe nossa falha

Eu postei há cerca de um mês atrás um pequeno video onde eu toquei um groove e umas viradas simples, com a intenção de mostrar como as peles Ambassador soavam em um kit mais antigão. Quando vi a gravação do video, tomei um susto: meu pulso direito estava quase totalmente rígido e a condução do ride estava sendo feita à base de movimentos do cotovelo, o que é considerado totalmente errado, com algumas ressalvas. Mas como a intenção do vídeo não era demonstrar técnica de condução, e sim a sonoridade das peles, deixei passar. Mas... no Youtube e no Orkut, alguns amigos repararam em minha mão direita "dura", que berrava em primeiro plano a minha falta de técnica.
Em minha defesa, tenho a dizer o seguinte: em raras ocasiões, é aceitável tocar com o pulso "duro". Existe uma técnica de condução conhecida como "Dead Sticking" (que pode ser traduzida para algo como "Manulação morta") que consiste em controlar os harmônicos do prato com a ponta da baqueta. Steve Gadd domina muito bem esta técnica e é muito interessante notar como ele consegue extrair timbres bastante diferentes de um mesmo ride, usando esse tipo de controle. Obviamente, meu caso não tem nada a ver com Dead Sticking. É erro mesmo. Por algum motivo, às vezes fico tenso e nervoso ao tocar, meu punho fica duro e dá no que deu. No entanto, graças ao video a às observações de meus amigos que o assistiram, passei a prestar mais atenção no movimento do punho direito. Acho que falta mesmo é relaxar enquanto toco. Fica a lição: é bom filmar-se ao tocar, ou tocar em frente a um espelho, para corrigir erros como esse, que passam despercebidos pelo proprio baterista.

Pra finalizar meu pedido de desculpas, fica aqui um pequeno vídeo que ensina um padrão de condução mais complexo e que exige mais técnica para tocar. Esse padrão e suas variações foram bastante usados por Neil Peart em faixas dos anos 80 e 90. A dica é a mesma de sempre: estude o padrão em andamento lento, com metrônomo, até sentir-se confortável. Depois passe para andamentos mais rápidos. Uma vez dominado o padrão, é só encaixar a caixa e o bumbo.

Divirta-se:


2 comentários:

  1. Queria saber pelo menos essa levado que vc fez no prato tava otimo... da pra postar exercicio...ai
    jotadmg@gmail.com

    ResponderExcluir