Esse é um blog com informações que podem ser úteis para o baterista que está começando a conhecer seu instrumento. Como baterista amador (e bota amador nisso...), sou um péssimo blogueiro. Minhas tentativas de manter um blog pessoal não deram em nada, mas sempre achei que deveria compartilhar alguma coisa. Desde 2005 eu frequento o Fórum Cifra Club , que me estimulou muito a pesquisar mais sobre assuntos relacionados ao meu hobby favorito: tocar bateria, especialmente em relação a equipamentos. Desde então venho postando tópicos aqui e ali e que acredito que possam ser úteis aos bateristas iniciantes. Esse blog é um tentativa de centralizar as informações que criei e obtive ao longo deste período. Fica aqui a esperança que este blog possa ser de utilidade pra alguém. Comentários (sem anonimato, plz !) e sugestões são bem-vindos.



14 maio 2009

Peles de 18", um problema...


Depois de um bom tempo fiel às Evans Genera, chegou o momento de trocar as peles de meu kit. Em busca de uma sonoridade nova, e tendo aprendido muito sobre afinação de tambores nos últimos anos, me animei a equipar a velhinha com peles porosas monofilme, pra ter um som mais aveludado em meus tontons.
A opção surgiu depois de fuçar bastante no youtube e ter uma noção de como estas peles se comportam. Trocar o modelo de peles é sempre algo arriscado: mudar somente em um tambor cria uma heterogeneidade que pode levar à falsa impressão de que a pele nova não foi boa escolha. Então, acabei inve$tindo numa troca de todas as peles dos tontons e surdos de uma vez. As escolhidas foram as tradicionais Remo Ambassador Coated, que encontrei parte na Made in Brazil e parte na Hendrix Music, na Teodoro Sampaio. A mudança de sonoridade foi bastante sensível, e por enquanto estou em fase de lua-de-mel com o novo timbre de meu kit.
O chato dessa brincadeira é a dificuldade pra se achar uma Ambassador porosa pro surdão de 18". As peles de 18" são fabricadas em versões para surdos e para bumbos. Aprendi isso do modo mais caro: no passado, comprei por engano uma pele nova de 18" pro meu surdão e vi que a pele não entrava no aro. Esse é um fato que a maioria dos vendedores não sabe: fui na Hendrix após verificar a disponibilidade da pele para surdo (BA-0118) no site. A consulta ao terminal do estoque mostrou 2 unidades disponíveis. Chega a pele e... tcharam ! Modelo de bumbo (BR-1118)... Depois de algumas consultas adicionais, o vendedor me informou que as peles para surdo acabaram pois tinham sido vendidas como peles para bumbo.
Então, por enquanto, o surdão de meu kit ainda está com a G2 transparente original. Acabei de ver que no site da Hendrix tem uma Emperor (filme duplo) porosa, pra surdo (BE-0118). Arrisco ?
Quando, e se, eu conseguir trocar todas as peles, eu posto aqui um video comparando os novos sons.

Nenhum comentário:

Postar um comentário