Esse é um blog com informações que podem ser úteis para o baterista que está começando a conhecer seu instrumento. Como baterista amador (e bota amador nisso...), sou um péssimo blogueiro. Minhas tentativas de manter um blog pessoal não deram em nada, mas sempre achei que deveria compartilhar alguma coisa. Desde 2005 eu frequento o Fórum Cifra Club , que me estimulou muito a pesquisar mais sobre assuntos relacionados ao meu hobby favorito: tocar bateria, especialmente em relação a equipamentos. Desde então venho postando tópicos aqui e ali e que acredito que possam ser úteis aos bateristas iniciantes. Esse blog é um tentativa de centralizar as informações que criei e obtive ao longo deste período. Fica aqui a esperança que este blog possa ser de utilidade pra alguém. Comentários (sem anonimato, plz !) e sugestões são bem-vindos.



19 maio 2009

Trocando as peles

No post anterior eu falei sobre a dificuldade e precauções a serem tomadas ao se comprar uma pele de 18". Na verdade, ainda não consegui uma pele porosa de 18" nova pro meu surdo. Mas o resto dos tontons e surdos está com um set novinho de Remo Ambassadors porosas. Aproveitei a troca para registrar a diferença de sonoridade entre estes dois tipos de pele.


Minha impressão é de que o som com as Ambassadors ficou mais aveludado e mais seco. Por se tratarem de peles de filme simples, achei que o som teria bem mais ataque, mas isso não ocorreu. O sustain também ficou menor, assim como o volume e projeção, o que era esperado. O medo do excesso de harmônicos se provou sem motivo: com afinação mais baixa, as Ambassadors não "zunem" e os harmônicos soam bem agradáveis. Estas peles também precisam de maior cuidado na afinação, pois podem soar muito mal se a tensão entre os parafusos não estiver bem equilibrada.
No vídeo fica evidente a vocação de cada set de peles: as Evans G1/G2 oferecem um som focado, potente e encorpado, sem perda de ataque, excelente pra rock e vertentes. As Remo Ambassadors já são peles mais melodiosas, com um som muito bonito, mas que pode carecer de agressividade. Seria pra um som mais "adulto". Acho que estou ficando velho...
Confiram aí e postem suas opiniões !

2 comentários:

  1. Eaeh cara! blz? pow a afinaçõo da Bateria está mtu boa, e o timbre grave do seu Bumbo está uma delicia! oq vc me diz da bateria Sonor C507? estou querendo comprar uma, já me falaram que éh mtu boa e q tem uma ótima relação custo/benefício. abrazzz

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por seu comentario. Infelizmente não conheço o Modelo C507. Conheço o modelo 507, produzido em basswood. Os modelos chineses da Sonor em geral sao de otimo custo-beneficio. Os cascos sao muito bem construidos e sao otimos kits pra estudar e fazer umas gigs informais. Não recomendo pra gravações ou uso profissional em shows "de estrada". O basswood fornece um timbre encorpado e focado, com menos volume e ressonancia que as madeiras mais tradicionais, mas é bem legal pra se ouvir ao vivo.
    [ ]'s

    ResponderExcluir