Esse é um blog com informações que podem ser úteis para o baterista que está começando a conhecer seu instrumento. Como baterista amador (e bota amador nisso...), sou um péssimo blogueiro. Minhas tentativas de manter um blog pessoal não deram em nada, mas sempre achei que deveria compartilhar alguma coisa. Desde 2005 eu frequento o Fórum Cifra Club , que me estimulou muito a pesquisar mais sobre assuntos relacionados ao meu hobby favorito: tocar bateria, especialmente em relação a equipamentos. Desde então venho postando tópicos aqui e ali e que acredito que possam ser úteis aos bateristas iniciantes. Esse blog é um tentativa de centralizar as informações que criei e obtive ao longo deste período. Fica aqui a esperança que este blog possa ser de utilidade pra alguém. Comentários (sem anonimato, plz !) e sugestões são bem-vindos.



11 junho 2009

Uma evolução natural

A primeira vez que eu ouvi falar deste baterista foi num show da Chick Korea e sua Elektric Band, gratuito, no Parque do Ibirapuera em São Paulo, em meados dos anos 80. Confesso que fui mais por curiosidade a respeito da tecnologia do show, pois foi divulgado que Korea iria trazer equipamento de última geração para o palco. No final, o que mais me chamou a atenção foi aquele baterista novinho, com cara de astro pop, dando um show à parte atrás dos tambores, mesclando complexidade rítmica, técnica e musicalidade. E quando Chick anunciou seu nome, gravei pra não esquecer: Dave Weckl.
Mais tarde, vim a saber que Weckl não só é um músico conceituadíssimo no meio musical "pró", como é também muito influente entre os bateristas iniciantes, graças à qualidade de suas video-aulas. Com a chegada do Youtube, trechos destas aulas foram colocados on-line. Fiquei interessado particularmente em uma série de 3 videos retirados da video-aula "A Natural Evolution", que não foi publicada no Brasil, e acabei fazendo a tradução e legendagem para a comunidade do Orkut "Traduzindo Videos de Bateria). Nestes videos, são mostrados alguns conceitos que Weckl adotou para uma nova abordagem da bateria, a partir de observações pessoais e conceitos passados por nomes como Freddie Gruber e Buddy Rich. Eu sempre fico em dúvida até que ponto essas traduções representam violação de direitos autorais, já que o vídeo não foi lançado oficialmente no Brasil, e não há versões legendadas.








Pouco antes do lançamento desta video-aula, Dave Weckl foi entrevistado pela Modern Drummer e mencionou algumas de suas principais "evoluções": a execução da pinça entre o polegar e o médio, a adoção de um bumbo secundário de 18" e a mudança da inclinação da caixa. Também explicou sua opção pela pegada tradicional: "Eu prefiro a pegada tradicional por considerar que pegadas diferentes atuam de modo complementar na abordagem do kit". Os videos acima dão uma boa idéia deste conceito.

Um comentário:

  1. achei massa teu blog, ja adicionei no meu, depois vou dar uma olhada nele com mais calma pra aprender algo depois :)

    ResponderExcluir