Esse é um blog com informações que podem ser úteis para o baterista que está começando a conhecer seu instrumento. Como baterista amador (e bota amador nisso...), sou um péssimo blogueiro. Minhas tentativas de manter um blog pessoal não deram em nada, mas sempre achei que deveria compartilhar alguma coisa. Desde 2005 eu frequento o Fórum Cifra Club , que me estimulou muito a pesquisar mais sobre assuntos relacionados ao meu hobby favorito: tocar bateria, especialmente em relação a equipamentos. Desde então venho postando tópicos aqui e ali e que acredito que possam ser úteis aos bateristas iniciantes. Esse blog é um tentativa de centralizar as informações que criei e obtive ao longo deste período. Fica aqui a esperança que este blog possa ser de utilidade pra alguém. Comentários (sem anonimato, plz !) e sugestões são bem-vindos.



04 junho 2009

Afinação, um desafio

Free Image Hosting at www.ImageShack.us
Fazer a afinação de um kit de bateria é uma das tarefas mais desafiadoras para o baterista iniciante. Isso porque não existe uma fórmula ou método definido para se fazer esta afinação. Qualquer pesquisa pelo Google vai mostrar vários diferentes métodos para se fazer a afinação da bateria, sem que um deles seja melhor que outro. Todos estes métodos possuem alguns pontos em comum:
1. É importante manter a tensão uniforme por toda a superficie da pele, ou seja, a tensão dos parafusos de afinação deve ser a mesma para cada pele.
2. Deve-se evitar fazer o assentamento das peles apertando-se os parafusos de forma sequencial (apertar um parafuso, depois o imediatamente ao lado e assim por diante)
3. O ajuste da afinação é feito com pequenos movimentos com a chave de afinação. Giros de 1/8 de volta em todos os parafusos podem fazer uma grande diferença.

Um dos métodos de afinação mais interessantes que encontrei foi desenvolvido por Bob Gatzen, baterista e desenvolvedor de projetos da Evans. Incentivado pelo Daniel Batera, fiz a tradução e legendagem da série de videos que descreve seu método de afinação.









Espero que gostem. Não deixem de comentar.

4 comentários:

  1. Cara, MUITO BOM, me ajudou demaaaais.

    Obrigado e continue assim

    ResponderExcluir
  2. kra curti demaiis...deu uma clareada na minha mente...só falto a tradução do bumbo

    trabalho legal o seu hein

    continue assim

    abraçãoo

    ResponderExcluir
  3. O video sobre afinação do bumbo está com legedas embutidas pelo youtube e podem não estar visíveis em alguns navegadores. Recomendo acessar meu canal no youtube www.youtube.com/aurokam

    ResponderExcluir